Thursday, November 17, 2016

Origens

Conheci uma menininha encantadora. Ela é minha prima de quarto grau que mora em Irati, a cidade-base que a minha família povoou quando imigrou da Polônia para o Brasil. Assim que a conheci, ela perguntou se eu queria vê-la subindo em uma árvore. Depois de me mostrar suas habilidades de escalada, eu disse a ela que gostaria que ela me apresentasse a fazenda de seus avós. Ela disse que estava de bota para fazer isso, e que não tinha medo de nada. Eu estava de sapatilha, e quando disse que eu estava triste por não ter uma bota ela correu pra dentro da casa e voltou de sapatilha sendo solidária a minha condição. Enquanto caminhávamos pela fazenda ela ia me contando histórias, dizendo onde eu deveria pisar, cuidando de mim, pegava na minha mão me guiando pelo caminho e me ensinava muitas coisas interessantes como pintar uma parede com a tinta de uma flor. Brincamos muito, caminhamos muito, ela dizia ser um dia incrível (melhor do que pular no pula-pula e estourar bexigas, segundo ela) e eu em troca ensinei ela a balançar na rede de cabeça pra baixo. Virou sensação. No dia seguinte ela veio me encontrar de novo (tamanha foi a nossa sintonia), e me disse:

"Que engraçado. Ontem você parecia uma criança, e hoje você parece um adulto".

Quase a roubei pra mim. Espero que ela nunca perca essas percepções maravilhosas que ela tem da vida.

No comments: